Jornal Atitude - Notícias & Entretenimento

Sabado, 25 de Janeiro de 2025

Lençóis Paulista

IDEAS Processa Cidadão e Perde na Justiça em Lençóis Paulista

O Retrato de um Brasil Onde Quem Reclama Vira Réu (Até Que o Juiz Diga Não)

Jornal Atitude
Por Jornal Atitude
IDEAS Processa Cidadão e Perde na Justiça em Lençóis Paulista
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Em uma decisão que só poderia causar alívio aos cidadãos de Lençóis Paulista, a Justiça julgou improcedente o processo movido pela IDEAS (instituto responsável por administrar a UPA) contra o influencer I. M. P. S., o cidadão que ousou manifestar sua indignação quanto ao suposto atraso no pagamento dos trabalhadores da UPA local. A cereja do bolo? IDEAS foi condenada ao pagamento de honorários advocatícios e custas do processo. Parece que, no fim das contas, a indignação pública ainda tem um preço — mas agora, é a própria IDEAS que vai ter que pagar.

 

Para quem não acompanhou, tudo começou quando o influencer, com seu “crime” de usar as redes sociais para questionar o atraso nos salários, acabou no alvo da IDEAS, que optou por processá-lo em vez de oferecer explicações. Na defesa, o influencer argumentou que, enquanto gestor da UPA, o instituto deveria estar preparado para prestar contas ao público e enfrentar críticas — algo que qualquer organização pública ou social de fato enfrentaria com naturalidade.

Leia Também:

 

E o Jornal Atitude? Bom, o “crime” do Atitude foi o mesmo: também publicamos, na época, a notícia sobre o atraso nos pagamentos da UPA. Na ocasião, a IDEAS encaminhou ao jornal um pedido de “retratação” em um ‘oficio intitulado ‘EXTRA JUDICIAL’, numa tentativa de nos intimidar. Mas este jornalista, ao receber o “documento importante”, foi direto: papel para o lixo! Simples assim. Afinal, o Atitude é um jornal independente, sério e que se compromete com a informação de interesse público. Esperamos ansiosos que IDEAS tivesse a mesma “coragem” de processar o jornal junto com o cidadão, para que, quem sabe, o Atitude trouxesse à tona provas e depoimentos dos funcionários da UPA, confirmando a situação à época. Mas a IDEAS preferiu não pagar para ver.

 

Curiosamente, o tal processo só focou o cidadão. Para nós, nada além de uma tentativa de intimidação que não passaria. A IDEAS, ironicamente, perdeu a oportunidade de esclarecer ou de quem sabe, oferecer transparência sobre o ocorrido.

Atualidade

E agora? O povo torce para que, até o fim do ano, o 13º dos funcionários chegue sem novos “inconvenientes”, ou que, pelo menos, o instituto esteja mais focado na resolutividade de seus problemas do que em abafar a voz dos cidadãos.

 

No mais, o Jornal Atitude segue firme — apartidário, apolítico e acima de tudo, comunitário — honrando seu compromisso com a informação e aguardando, quem sabe, um próximo capítulo desse imbróglio em que, mais uma vez, a voz do povo seja a verdadeira protagonista.

 

Marcos Xavier

Jornalista do Povo

Comentários:
Jornal Atitude

Publicado por:

Jornal Atitude

O jornal impresso ATITUDE é uma fonte essencial de informação mensal, direcionada a manter a população atualizada sobre uma variedade de assuntos relevantes para a vida em sociedade.

Saiba Mais

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )