Uma triste ocorrência abalou a noite de ontem no posto de saúde do jardim Caju, em Lençóis Paulista. A irmã da vítima, R.S., trouxe sua irmã, R.I.S, que sofre de epilepsia de difícil controle, ao posto de saúde do Jardim Caju, após a mesma apresentar alergia e dores intensas pelo corpo. No entanto, o que era para ser um socorro tornou-se um pesadelo.
Eram cerca de 21 horas quando a paciente, aguardando atendimento, entrou em uma crise e caiu ao chão. A família, desesperada, clamou por ajuda. Uma enfermeira, segundo os relatos dos familiares, passou pela paciente sem prestar assistência. Pior ainda, a profissional pareceu zombar da situação, afirmando que não era grave. A família implorou novamente por ajuda, mas, ao invés de assistência médica, as servidoras do posto chamaram reforço policial.
A mãe da vítima, M.F.N.S., teve que tomar uma decisão desesperada: chamar uma ambulância para socorrer sua filha em crise, no posto de saúde, é mole? Somente assim R.I.S. foi encaminhada à UPA.
A Prefeitura Municipal alega que os postos de saúde atendem até às 22 horas de segunda à sexta-feira, mas, como denunciado pela família, isso parece ser apenas um discurso vazio.
Hoje, a mãe da vítima, orientada pela equipe do jornal Atitude, foi à Secretaria de Saúde municipal para formalizar uma queixa sobre o ocorrido no posto de saúde do Jardim Caju. Além disso, registrou um boletim de ocorrência na delegacia de polícia (número NS9194-1/2023) na esperança de que medidas sejam tomadas para que nenhum outro cidadão passe pelo que sua filha enfrentou. Durante a suposta negligência, a mãe da vítima alertou as servidoras de que denunciaria o caso. A resposta, segundo ela, foi uma risada cínica e um desdém da enfermeira que segundo ela, ainda teria dito, que poderia fazer o que quisesse, que nada iria acontecer com ela.
A equipe do jornal Atitude entrou em contato com a assessoria de imprensa da prefeitura pela manhã, mas até o fechamento desta matéria, nenhuma resposta foi obtida. A comunidade espera agora que a justiça seja feita e que medidas sejam tomadas para evitar que tragédias como essa não ocorram novamente em Lençóis Paulista.
Marcos Xavier
Jornalista do Povo
Comentários: