A situação é de aparente abandono as creches e escolas da rede pública municipal em Lençóis Paulista, e tem causado indignação em muitos pais que presenciam a situação precária das instalações que os seus filhos tem que conviver diariamente.
Se existe a desculpa de que o mato alto é por conta do tempo de chuva, a empregada doméstica Fernanda, mãe de uma criança matriculada em uma creche do município, refuta, “O mato alto já está há meses, ele não cresceu um metro do dia para noite, e não adianta reclamar, eu já liguei na secretaria do ensino, e me disseram que estão licitando, isso há mais de mês”, e continua ... “sem contar que os brinquedos públicos das crianças dentro das creches, são poucos e a maioria quebrado”.
Na creche Wilson Trecenti que ilustra essa matéria, um pai de aluno postou sua indignação em rede social, e outros pais reclamam de alambrados caído que colocam em risco as crianças, além do mato alto que não recebe capinação periódica, e a falta de brinquedos pedagógicos para o desenvolvimento das crianças.
A reportagem do jornal Atitude, irá visitar algumas creches durante essa semana, como não temos autorização da Prefeitura para visitar e conhecer as instalações internas, iremos fotografar e registrar a área externa. Pais de crianças que tiverem reclamações ou queixas de alguma creche municipal, pode nos encaminhar foto, áudio, e texto para o nosso WhatsApp 14.99768-0077.
Em relação a foto de abertura dessa matéria, elas são da postagem de um pai, que mostra o contraste entre o tratamento que a Prefeitura supostamente estaria dando, em questão de zelo, a um campinho de futebol e uma creche. Talvez o retrato reflita quanto amor e desamor há para cidadãos distintos de Lençóis Paulista.
Entramos em contato com o secretário de educação Railson Rodrigues, que nos encaminhou a seguinte resposta:
“Primeiramente ressaltamos que as creches receberam manutenção ao longo de 2021 e 2022, incluindo a reforma de 08 unidades, e, nesse momento, temos 03 unidades em fase de ampliação ou reforma. Portanto, afirmar que há "situação de abandono" nas creches é minimamente desconsiderar um trabalho contínuo de muitos que se dedicam à melhoria constante desse serviço. Informamos que os meses de dezembro e janeiro têm sido excessivamente chuvosos, o que tende a aumentar o crescimento do mato nas unidades, bem como as avarias na estrutura, como acontece nos imóveis de qualquer cidadão em períodos chuvosos, quando verificamos e constatamos manutenções necessárias em calhas ou demais pontos de uma edificação. Realizamos manutenções constantes, mas algumas apenas surgem nos períodos mais chuvosos, danos causados, inclusive, pelas próprias chuvas ou ventos. A capina é realizada por empresa terceirizada, cuja solicitação ocorreu em meados do ano de 2022, contudo a homologação da contratação aconteceu apenas no dia 08 de dezembro, sendo que a empresa não é do município. A Secretaria de Educação já acionou a empresa para realizar a capina e as medidas estão sendo tomadas, havendo uma ordem de serviço já emitida pela Prefeitura. Todas as unidades possuem brinquedos para as crianças, contudo, recentemente a Secretaria de Educação já providenciou a compra de novos brinquedos para todas as creches do Município”.
Marcos Xavier
Jornalista do Povo
Comentários: