Jornal Atitude - Notícias & Entretenimento

Domingo, 14 de Julho de 2024
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Lençóis Paulista

PACIENTES RECLAMAM DA FALTA DE RECEITA E ENCAMINHAMENTO NO PERÍODO NOTURNO NOS POSTOS DE SAÚDE

Pacientes denunciam falta de prescrição de medicamentos e encaminhamentos para especialistas, além de constante falta de remédios

Jornal Atitude
Por Jornal Atitude
PACIENTES RECLAMAM DA FALTA DE RECEITA E ENCAMINHAMENTO NO PERÍODO NOTURNO NOS POSTOS DE SAÚDE
MX
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Postos de saúde abertos até às 22 horas em Lençóis Paulista têm gerado mais reclamações do que soluções para os pacientes, de acordo com denúncias recebidas pelo jornal Atitude. Os usuários dos postos afirmam que médicos que atendem no período noturno não passam receitas de remédios controlados e nem de uso contínuo, além de não fornecerem encaminhamentos para especialistas clínicos.

 

Outra reclamação frequente é a falta constante de medicamentos prescritos pelos médicos. Muitos pacientes afirmam que os médicos noturnos reclamam da presença de pacientes nesse horário, o que gera desconforto e constrangimento para quem precisa de atendimento fora do horário comercial.

Publicidade

Leia Também:

 

A prefeitura é acusada de propaganda enganosa, já que, segundo os pacientes, o tipo de atendimento oferecido durante o dia é totalmente diferente do oferecido à noite. Enquanto a propaganda promete o mesmo serviço para pessoas que trabalham e não conseguem ir no período diurno, os pacientes não recebem a assistência adequada, não têm acesso a medicamentos e encaminhamentos para tratamento com especialidades.

 

Para os pacientes, é necessário que as autoridades competentes tomem providências para garantir um atendimento de qualidade em qualquer horário, com profissionais qualificados e medicamentos disponíveis. A reportagem do jornal Atitude encaminhou um e-mail à assessoria de imprensa da prefeitura, que respondeu que tudo que é oferecido durante o dia também é realizado à noite.

 

No entanto, há uma contradição entre o que os pacientes relatam e o que a prefeitura responde. Enquanto os pacientes afirmam que têm que retornar no período diurno para conseguir receitas de remédios controlados ou encaminhamentos para especialistas, a prefeitura insiste em dizer que o atendimento é o mesmo. A situação exige uma mudança urgente para garantir o direito dos pacientes de receberem um atendimento digno e respeitoso em qualquer horário.

 

A reportagem do jornal Atitude, encaminhou e-mail à assessoria de imprensa da Prefeitura narrando os fatos e solicitando informação, segue abaixo as respostas aos questionamentos.

Quais unidades de saúde municipais estão atendendo até às 22h?

“As unidades que já iniciaram atendimento noturno são do Monte Azul, Caju, Cecap, Ubirama e Núcleo, que atende no formato de Pronto Atendimento.”

Quais tipos de atendimento são oferecidos nessas unidades para a população que busca atendimento noturno?

“O Programa Saúde 10 representou a ampliação do horário de atendimento, portanto tudo que é oferecido na unidade durante o dia também é realizado à noite: consultas, vacinas, atendimento de enfermagem, atendimento de grupos.”

Existe alguma restrição ou impedimento para que os médicos noturnos receitem remédios controlados? Os médicos noturnos podem fazer encaminhamentos para médicos especialistas?

“Em relação às duas últimas perguntas, prescrição de medicamentos e encaminhamentos são atos médicos realizados conforme análise clínica e protocolos da Atenção Básica estabelecidos pelo Ministério da Saúde.”

 

Durante todo o mês de março, o jornal Atitude estará abordando em suas matérias especiais diversos temas relacionados à saúde em Lençóis Paulista. A cada semana, serão tratados pelo menos dois assuntos distintos. Na próxima edição, abordaremos a falta de pediatras nos postos de saúde e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade. Fiquem atentos e acompanhem nossas reportagens.

 

Marcos Xavier

Jornalista do Povo

Comentários:
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )