Infelizmente as mortes em decorrência da Covid-19 voltam a ser rotina em Lençóis Paulista. A cidade que passou mais de quatro meses sem um único registro de óbito, anuncia neste fim de tarde de sábado, mais dois óbitos em decorrência do coronavírus. Já são seis óbitos no acumulado do ano por Covid-19.
A imensa maioria dos casos de internação, hoje, são de pessoas com esquema vacinal em atraso ou sem nenhuma vacina.
Nos dois óbitos anunciados agora pouco pela Secretaria de Saúde de Lençóis Paulista, um estava com a terceira dose em atraso e o outro, sem nenhuma dose vacinal contra à covid.
Neste sábado, apesar da campanha anunciada pela Prefeitura de vacinação em livre demanda em alguns postos, a procura foi bem abaixo do esperado.
Como uma pessoa, em sã consciência, pode se recusar a tomar a vacina, por simples teorias conspiratórias, sem base nenhuma? Será que é tão difícil observar os números. E perceber que mesmo com um número assustador de casos ativos, hoje são 1.134, o índice de internação é bem baixo? Há um ano, com bem menos casos ativos (800), os leitos de UTI e de Enfermaria estavam lotados, com gente morrendo aos montes por falta de medicamento e várias complicações. Graças ao que hoje temos mens pessoas necessitando de hospitalização? Ao que se deve isso?
Afff ... tem coisa que não consigo entender, e muito menos descrever minha indignação em relação aos negacionistas.
Uma coisa eu sei, é que minha família está vacinada, meu filho de 9 anos recebeu a vacina tão logo foi liberada, e não carregarei a culpa da morte de ninguém por ter incentivado a não se vacinar.
Meus pêsames às famílias enlutadas. E que Deus na sua misericórdia dê sabedoria a todos para que se vacinem e essa pandemia acabe tão logo.
Marcos Xavier
Jornalista do Povo