Após uma exaustiva espera, a Secretaria de Saúde de Lençóis Paulista respondeu a nossa solicitação de informações, e informou que a cidade conta com 31 médicos especialistas em diversas áreas para atender a demanda. Mas antes que você comemore, saiba que a alta procura e a baixa oferta de médicos especialistas disponíveis no mercado acabam por refletir em uma fila de espera longa para atendimento nas especialidades.
O Ambulatório de Especialidades, situado na avenida Brasil, conta com 25 (vinte e cinco) médicos em áreas como ortopedia e traumatologia, neurologia, dermatologia, oftalmologia, reumatologia, infectologia, hansenologia, endocrinologia e metabologia, otorrinolaringologia, urologia, gastroenterologia e cardiologia. O Rais Mulher, que fica ao lado, na Rua Ignácio Anselmo, oferece 5 (cinco) especialistas, nas áreas de ginecologia e obstetrícia e ultrassonografia. Além da médica pediatra que exerce suas funções na UBS Ubirama.
Mas não é só isso, a alta demanda e o represamento de consultas que foram suspensas durante a pandemia da Covid-19 agravam ainda mais a situação para quem necessita de atendimento com especialistas. E para quem precisa ser encaminhado para uma especialidade que não é atendida na cidade, a situação pode se tornar ainda mais complicada. Esses casos são considerados mais complexos e os agendamentos ocorrem mediante prioridade médica, data cronológica e oferta disponibilizada.
Sendo assim, a população de Lençóis Paulista deve se preparar para enfrentar a longa espera entre o encaminhamento à consulta e o atendimento efetivo do paciente. Infelizmente, a Secretaria de Saúde não informou o tempo médio de espera para atendimento nas especialidades, mas fica o alerta para quem precisa utilizar os serviços de saúde na cidade.
E você, já precisou de um atendimento especializado em Lençóis Paulista? Compartilhe sua experiência conosco nos comentários abaixo!
Marcos Xavier
Jornalista do Povo
Comentários: