Notícias & Entretenimento

Notícias/Lençóis Paulista

CRESCE FILA POR VAGA NAS CRECHES MUNICIPAIS EM LENÇÓIS PAULISTA

Sem planejamento, cresce a fila por vaga nas creches municipais, MP da continuidade a processo aberto há anos contra à Prefeitura

CRESCE FILA POR VAGA NAS CRECHES MUNICIPAIS EM LENÇÓIS PAULISTA
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Diversas mães de crianças pequenas procuraram este jornalista para se queixar da falta de vaga nas creches municipais, que por sua vez, dificulta ainda mais a vida dessas mães que buscam uma oportunidade de emprego em meio à crise financeira que atinge a muitos brasileiros, e muitas vezes não tem com quem deixar seus filhos para trabalhar.

 

Aliados do atual governo municipal de Lençóis Paulista, espalham Fake News nas redes sociais e grupos de WhatsApp, afirmando que o governo Prado zerou a fila de espera nas creches, cumprindo inclusive um TAC (termo de Ajustamento de Conduta) assinado em acordo com o MP (Ministério Público).

 

A VERDADE

Pois bem, a verdade é que a fila até diminuiu em 2020, mas nunca foi zerada. E nesse ano de 2022, dados extraoficiais apontam que são mais de 120 crianças na fila por uma vaga. Pelo não cumprimento do TAC, o Ministério Público deu continuidade há um processo existente contra à Prefeitura e as autoridades responsáveis pela falta de vagas nas creches.

 

O jornal Atitude buscou informações oficiais junto a assessoria de imprensa da prefeitura sobre os pontos acima citados, segue abaixo as respostas obtidas na integra.

 

Jornal Atitude:  Ainda existe fila para o cidadão conseguir uma vaga em creche

municipal para seus filhos?

 

Prefeitura LP: Sim. As inscrições para as creches acontecem de forma permanente, por isso a demanda por novas vagas aumenta diariamente. Garantir acesso às creches municipais é um dos principais compromissos do governo na área de Educação, entretanto, também observamos aumento na demanda por vagas em creches após o retorno das aulas durante a pandemia. Em março deste ano, inclusive, a Secretaria de Educação adotou uma nova sistemática para atender o máximo de crianças possível. Nesse chamamento, conseguimos preencher 125 vagas nas quatro etapas (berçário 1, berçário 2, maternal 1 e maternal 2). Nós seguimos trabalhando para fazer a alocação de todas as crianças.

 

Jornal Atitude:  Quando a creche não é no mesmo bairro, a Prefeitura oferece

transporte? Qual a regra para fornecimento de transporte para crianças

pequenas, matriculadas em creche?

 

Prefeitura LP: A lista de espera é única, então, muitas vezes, as vagas são disponibilizadas em creches distantes da casa da criança ou bebê. Ainda não dispomos de transporte, mas já estamos estudando a possibilidade de implantação.

 

Jornal Atitude: A Prefeitura cumpriu o TAC firmado com o Ministério Público para

ZERAR a fila para obtenção de vaga nas creches municipais? Caso não,

qual era o prazo estipulado?

 

Prefeitura LP: Esse TAC já foi cumprido, zerando a fila até dezembro de 2020.

 

Jornal Atitude: Alguns pais citam que a promotora recentemente

abriu processo de improbidade administrativa em razão de não cumprimento

do TAC é verdade?

 

Prefeitura LP: Esse processo não existiu. Apenas foi dado continuidade ao processo já existente de execução da ação em andamento há anos.

 

Marcos Xavier

Jornalista do Povo

https://bit.ly/3Pxwhwf

Veja também

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )