A Prefeitura de Bauru, através da Secretaria de Planejamento (Seplan), com apoio das Secretarias de Saúde e Meio Ambiente, participaram de uma operação para fiscalização de estabelecimentos de comércio e armazenamento de ferro velho em Bauru, na manhã desta terça-feira (24). O objetivo foi ampliar a fiscalização para coibir roubos e furtos de cabos de energia elétrica, tampa de aço da rede de esgoto, entre outros materiais, bem como a prática de receptação de materiais provenientes de práticas criminosas. O Departamento de Água e Esgoto (DAE) também esteve na operação.
Participam da operação a prefeitura, Polícia Militar (PM), Polícia Civil e a CPFL, que se reuniram previamente, para definir as ações, com o último encontro na semana passada, organizando o funcionamento dos trabalhos. A operação teve cinco equipes, que percorreram os pontos previamente definidos para a fiscalização, com membros de todos os setores envolvidos, para uma melhor atuação de fiscalização.
Foram vistoriados cinco estabelecimentos que atuam como ‘ferro velho’, em diferentes regiões do município. Apenas um apresentou o licenciamento de funcionamento. Os outros quatro estabelecimentos foram notificados. Os proprietários foram ainda orientados sobre a necessidade de regularização.
Além disso, a Secretaria de Saúde fez a vistoria nos imóveis, relativa ao cumprimento das legislações sanitárias e de controle de vetores, como o mosquito Aedes aegypti, e a Semma verificou o cumprimento das legislações ambientais. A prefeitura lembra que ações conjuntas como esta permitem mais agilidade na fiscalização, já envolvendo diversos setores.
Outras ações para a fiscalização de estabelecimentos que comercializam estes produtos podem ocorrer, sempre com o apoio da PM e Polícia Civil, além das vistorias de rotina desenvolvidas pelas secretarias, contribuindo para coibir a receptação de materiais provenientes de roubos e furtos.
FONTE/CRÉDITOS: PMB
Comentários: