Jornal Atitude - Notícias & Entretenimento

Sabado, 25 de Janeiro de 2025

Lençóis Paulista

População em situação de rua cresce em Lençóis Paulista, apesar dos esforços da Secretaria de Assistência Social

Acolhimento, alimentação e inserção no mercado de trabalho são alguns dos auxílios oferecidos pelo governo municipal

Jornal Atitude
Por Jornal Atitude
População em situação de rua cresce em Lençóis Paulista, apesar dos esforços da Secretaria de Assistência Social
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A situação de moradores em situação de rua na cidade de Lençóis Paulista tem sido cada vez mais visível, com indivíduos abordando pedestres nas ruas e praças públicas da cidade em busca de esmolas para sustentar suas necessidades básicas e, muitas vezes, seus vícios. Em resposta a essas preocupações, a Secretaria de Assistência Social do Município, por meio da assessoria de imprensa da prefeitura, esclareceu algumas questões.

 

Em resposta, a Secretaria informou que o abrigo Acolhe Mais "Mae da Piedade" tem capacidade para acomodar 53 pessoas, sendo 8 vagas femininas e 45 masculinas. Atualmente, a capacidade máxima está sendo utilizada, mas ressaltou que nem todos os acolhidos retornam ao local todos os dias, devido ao uso disfuncional de substâncias psicoativas.

Leia Também:

 

A Secretaria também reconhece que vários moradores em situação de rua estão ficando alojados na calçada nas imediações do abrigo Acolhe Mais "Mae da Piedade", mas ressaltou que isso se dá em decorrência do uso disfuncional de substâncias psicoativas (álcool, drogas, etc.), já que não é permitida a entrada de pessoas nessas condições no abrigo. Além disso, a Secretaria informou que o Programa acolhe somente munícipes, mas quando identifica que essas pessoas são de outros municípios, oferece passagem rodoviária para que esses retornem a sua cidade de origem.

 

Segundo a Secretaria, o uso disfuncional de substâncias psicoativas e o rompimento dos vínculos familiares são os principais motivos que levam esses cidadãos a irem morar na rua. Para solucionar esses problemas, a Secretaria informou que o município se prontifica em garantir os direitos e dar dignidade a essas pessoas com acolhimento e segurança alimentar, inserção aos programas de transferências de renda, cursos, educação e ao mercado de trabalho.

 

Além do abrigo Acolhe Mais "Mae da Piedade", a cidade conta com outras opções com auxílio de recursos públicos para acolher moradores em situação de rua, como a CAPE - Casa de Apoio Projeto Esperança que oferece o Serviço de Acolhimento em República para Adultos em Processo de Saída das Ruas e as Comunidades Terapêuticas CAPE (sítio Faxinal) em Lençóis Paulista e Comunidade Terapêutica Restaurar em Bauru - SP.

 

Para que o cidadão em situação de rua venha a ser assistido e cuidado pela assistência social do município, a Secretaria informou que ele deve ser atendido pelo serviço especializado em abordagem social, ser encaminhado para atendimento técnico no CREAS, onde será realizado uma escuta qualificada, e, em seguida, ser encaminhado para os demais serviços de acordo com as demandas apresentadas.

 

Marcos Xavier

Jornalista do Povo

Comentários:
Jornal Atitude

Publicado por:

Jornal Atitude

O jornal impresso ATITUDE é uma fonte essencial de informação mensal, direcionada a manter a população atualizada sobre uma variedade de assuntos relevantes para a vida em sociedade.

Saiba Mais

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )