Espaço para comunicar erros nesta postagem
Os moradores de Pederneiras têm agora um motivo para comemorar: a inauguração de um consultório veterinário gratuito para cães e gatos. Essa é a 23ª unidade entregue pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio do programa Meu Pet, e tem capacidade para atender até 300 animais por mês.
A nova unidade oferecerá uma série de serviços essenciais para garantir a saúde e o bem-estar dos animais de estimação da cidade. Entre eles estão consultas clínicas, exames de sangue, orientação veterinária, vacinação, procedimentos médicos e tratamentos ambulatoriais. Além disso, o consultório também promove a adoção responsável, ajudando a encontrar lares amorosos para os animais que precisam de um lar.
O consultório veterinário de Pederneiras possui uma estrutura de 60 m², construída a partir de quatro contêineres encaixados, seguindo um formato modular. O investimento do Estado para a implantação foi de R$ 385 mil. Esse é um passo importante para garantir políticas públicas de qualidade para toda a população e também promover o bem-estar animal.
O programa Meu Pet é viabilizado por meio de parcerias com os municípios. O Governo de São Paulo constrói e equipa as unidades de atendimento veterinário, que são transferidas para a gestão municipal. Assim, os recursos humanos e os insumos necessários aos serviços veterinários são custeados pelas prefeituras.
Além de Pederneiras, outras cidades já foram beneficiadas com os consultórios e clínicas veterinárias do programa Meu Pet, como Araçariguama, Areias, Capela do Alto, Casa Branca, Holambra, Ibaté, Igarapava, Iperó, Jarinu, Monte Alto, Nazaré Paulista, Pedreira, Piracaia, Potim, Promissão, Santa Branca, Santa Cruz das Palmeiras, São Pedro, Serra Negra, Serrana, Socorro e Tremembé.
Essa conquista para Pederneiras é apenas o começo. O programa Meu Pet faz parte do Plano Estadual do Meio Ambiente e prevê investimentos de R$ 96,5 milhões até 2026. A expectativa é que seis novas clínicas e 91 consultórios veterinários sejam implantados, garantindo um atendimento cada vez mais abrangente e de qualidade para os pets e seus tutores.
É importante destacar que o programa Meu Pet não se resume apenas aos consultórios veterinários. As clínicas, construídas em alvenaria, oferecem uma variedade ainda maior de serviços, como exames laboratoriais, raio-x, ultrassom, cirurgias, internação e atendimento de urgência e emergência. Votuporanga e Araçatuba já contam com essas clínicas, proporcionando um cuidado completo para os animais de estimação.
Com o consultório veterinário gratuito em Pederneiras e a expansão do programa Meu Pet, a cidade dá um grande passo na promoção do cuidado e da proteção aos animais. Agora, os moradores têm acesso facilitado aos serviços veterinários, contribuindo para o bem-estar dos pets e fortalecendo o vínculo afetivo entre as famílias e seus animais de estimação.
Marcos Xavier
Jornalista do Povo
Publicado por:
Jornal Atitude
Há 16 anos, o Atitude é um jornal digital independente que dá voz à população com jornalismo crítico, ético e fiel à verdade. Presente no Instagram, Facebook, TikTok, YouTube e site.
Saiba MaisNossas notícias
no celular