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Segunda-feira, 28 de Abril de 2025

Lençóis Paulista

Lwart será a coletora oficial de óleo lubrificante usado na Stock Car em 2023

O resíduo será coletado em todas as etapas da modalidade e passará pelo processo de rerrefino, voltando para a cadeia em forma de óleo básico de alta performance

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Por Jornal Atitude
Lwart será a coletora oficial de óleo lubrificante usado na Stock Car em 2023
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Maior evento do automobilismo brasileiro, a Stock Car Pro Series anuncia que a Lwart Soluções Ambientais será a responsável pela coleta de óleo lubrificante usado pelos carros de todas as equipes em todas as etapas. O resíduo gerado na temporada 2023 passará pelo processo de rerrefino, voltando para o mercado em forma de óleo básico de alta performance. A iniciativa, dada a abrangência e, acima de tudo, o compromisso com a sustentabilidade, posiciona a categoria como um case de economia circular.

 

O óleo lubrificante usado ou contaminado, conhecido como OLUC, é um resíduo perigoso presente em motores de automóveis e industriais que deve ser separado e gerenciado de forma adequada. A legislação brasileira* determina que todo OLUC deve ser coletado e destinado para a reciclagem, por meio do rerrefino, e proíbe taxativamente o uso do resíduo como combustível, destinação para queima ou para quaisquer outros fins. Para se ter uma ideia, segundo a AMBIOLUC, entidade que representa o setor, um único litro de óleo lubrificante usado é capaz de contaminar 1 milhão de litros de água. Além disso, para cada 10 litros queimados são gerados 20 gramas de metais pesados, segundo dados da Cetesb.

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Responsável por toda logística de coleta do resíduo e destinação correta, a Lwart Soluções Ambientais é uma empresa 100% brasileira que tem em seu DNA a transformação de resíduos. A parceria com a Stock Car já aconteceu no passado, mas desta vez será muito mais abrangente.

 

“É um projeto desafiador, por conta da complexidade logística, mas ao mesmo tempo muito gratificante ver o comprometimento da maior modalidade do automobilismo brasileiro na causa da economia circular. A coleta responsável e segura do óleo e a destinação correta dele, o rerrefino, contribuem para a preservação do meio ambiente. E, claro, contribuem diretamente no compromisso da Stock Car com a sustentabilidade”, afirma Rodrigo Maia, Diretor de Coleta e Logística da Lwart Soluções Ambientais.

 

“A sustentabilidade é um dos assuntos mais importantes que temos em pauta na sociedade e é vital para a Stock Car ter uma parceira especializada como a Lwart responsável pelo rerrefino do óleo que utilizamos em nossas corridas”, resumiu Fernando Julianelli, CEO da Vicar, organizadora da Stock Car. “Vale destacar que esse projeto é importante não apenas pelo fato de garantirmos, através da Lwart, o destino correto do nosso óleo, mas também pelo exemplo e divulgação de atitudes responsáveis nesse campo, junto do público e todos os envolvidos nos nossos eventos”, conclui.

 

O caminho do OLUC na Stock Car

O projeto prevê a instalação de tambores próximo aos dos boxes das 16 equipes, para a coleta do óleo gerado pelos carros de 34 pilotos, em todas as etapas, tanto nos treinos quanto nas provas.

 

A cada fim de semana de corrida, esse resíduo coletado é devidamente armazenado e transportado por um caminhão específico para esse tipo de transporte e levado à fábrica da Lwart localizada em Lençóis Paulista/SP, uma das plantas mais modernas do mundo para rerrefino de óleo lubrificante usado.

 

Desta forma, a Stock Car receberá o Certificado de Coleta de Óleo e o Certificado de Destinação Final, documentos de valor legal que asseguram a conformidade com as normas ambientais.

 

A Stock Car prevê 12 etapas em 2023, mantendo o já tradicional formato de duas largadas por evento – totalizando 24 corridas. A largada da temporada acontecerá no Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna, entre os dias primeiro e dois de abril.

 

O que acontece com o OLUC depois de ser coletado 

 

Uma vez coletado, o óleo lubrificante usado passa pelo processo chamado de rerrefino, para voltar a ser óleo básico, matéria prima para produção de lubrificantes. O conjunto tecnológico de ponta presente na planta da Lwart permite que o rerrefino aproveite praticamente 100% do óleo lubrificante usado que entra no processo industrial e transforme esse resíduo em óleo básico de alta performance, com qualidade igual ou superior ao produto de primeiro refino.

 

O óleo básico, por sua vez, vai para os principais produtores, que o aditivam e o transformam novamente em lubrificante. A partir daí o óleo volta ao mercado em forma de produtos industriais, agrícolas, automotivos e elétricos, formando assim um ciclo sustentável e infinito.

 

Redação/jornal Atitude

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