Falta de médicos pediatras no serviço público de Lençóis Paulista causa desespero em pais e famílias. Com apenas uma médica pediatra servidora pública na cidade, a situação se agrava com a saída recente de uma prestadora de serviços na área. Em busca de soluções, a prefeitura realiza concursos públicos, mas até o momento não houve ingresso de novos profissionais.
A oferta de profissionais disponíveis no mercado de trabalho e o interesse destes em assumir cargos públicos são as principais causas da falta de pediatras na cidade. A falta de profissionais, contudo, não é exclusiva de Lençóis Paulista. Em alguns casos, a contratação é feita para atender a um número determinado de consultas, o que pode limitar o número de senhas disponíveis nos postos de saúde.
A falta de médicos especialistas na cidade é um tema discutido na Câmara Municipal, com vereador afirmando que o baixo salário dos médicos é um fator relevante para a falta de interesse em trabalhar no serviço público em Lençóis Paulista. No entanto, a relação entre o salário do prefeito municipal e a composição do salário do médico especialista, afirmada por um vereador, não foi esclarecida pela Prefeitura Municipal quando questionada por este jornalista.
Na UPA, a falta de pediatras é constante, o que vai contra o contrato firmado entre a Prefeitura com o Hospital Piedade. A empresa gestora tenta solucionar o problema, mas encontrar médicos interessados em trabalhar no serviço público é um obstáculo. Quando necessário, pacientes são encaminhados ao sistema CROSS, , como para qualquer outro paciente em situação que necessite atendimento em instituição de referência à necessidade ou gravidade apresentada.
Enquanto isso, pais e famílias que dependem do serviço público de saúde em Lençóis Paulista vivem em constante preocupação e desespero, tendo em vista a falta de pediatras no serviço público em Lençóis Paulista. A prefeitura precisa tomar medidas urgentes para solucionar o problema e garantir o acesso a uma saúde de qualidade para todos os cidadãos.
Por mais amor, e menos desamor com nossas crianças!
Que Deus proteja nossos pequeninos, hoje e sempre! Amém!
Marcos Xavier
Jornalista do Povo
Comentários: