Espaço para comunicar erros nesta postagem
Na manhã desta segunda-feira (06/01), o Grupo M. Dias Branco, dono da marca Zabet, anunciou o fechamento da fábrica de biscoitos de Lençóis Paulista, deixando cerca de 450 colaboradores sem emprego. A unidade, fundada em 1960 pelas famílias Llobet e Zacarias, foi comprada há mais de 20 anos pelo grupo cearense, que recentemente substituiu a marca Zabet por Vitarella no mercado alimentício.
De acordo com um dos diretores da empresa, o encerramento das atividades foi motivado por fatores econômicos globais, como o aumento no preço das commodities e a perda de competitividade no mercado. Em nota oficial, a empresa informou que está reestruturando sua operação, transferindo a produção para outras unidades e negociando com o sindicato da categoria um pacote diferenciado de benefícios para os funcionários demitidos.
🎥 Vídeos que circulam nas redes sociais mostram a tristeza e o impacto nos colaboradores durante a assembleia que comunicou o fechamento.
Enquanto isso, a Prefeitura de Lençóis Paulista, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, já está se mobilizando para amenizar os impactos dessa decisão. Segundo apuração do Jornal Atitude, será anunciado em breve um plano de ação para auxiliar os trabalhadores demitidos, promovendo sua recolocação no mercado de trabalho local. A medida visa mitigar os problemas causados pelo fechamento da Zabet e oferecer novas oportunidades para as famílias afetadas.
A M. Dias Branco, uma das maiores indústrias alimentícias do Brasil, possui 22 unidades industriais em todo o país e exporta para mais de 40 países. Recentemente, a empresa enfrentou queda no valor de suas ações, como apontado por reportagem do InfoMoney em novembro de 2024.
O fechamento da Zabet é mais um capítulo triste para a economia local, mas a comunidade e o poder público se mostram determinados a buscar soluções.
📰 Acompanhe mais detalhes no site do Jornal Atitude!
Redação
Publicado por:
Jornal Atitude
Há 16 anos, o Atitude é um jornal digital independente que dá voz à população com jornalismo crítico, ético e fiel à verdade. Presente no Instagram, Facebook, TikTok, YouTube e site.
Saiba Mais/Dê sua opinião
COMO VOCÊ AVALIA A EDUCAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL NA CIDADE DE LENÇÓIS PAULISTA
Nossas notícias
no celular
