Jornal Atitude - Notícias & Entretenimento

Terça-feira, 14 de Janeiro de 2025

Lençóis Paulista

Volta da cobrança da Zona Azul em Lençóis Paulista gera debates sobre benefícios e prejuízos para a população

Empregabilidade e rotatividade de vagas são pontos positivos, mas a conta cai sobre os cidadãos comuns que precisam utilizar o centro da cidade

Jornal Atitude
Por Jornal Atitude
Volta da cobrança da Zona Azul em Lençóis Paulista gera debates sobre benefícios e prejuízos para a população
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Zona Azul volta a ser cobrada em Lençóis Paulista e traz consigo uma série de debates. A cobrança é vista como um benefício para a empregabilidade e a economia dos estacionamentos particulares no centro da cidade. A taxa cobrada pela prefeitura será de R$ 2,50, praticamente o mesmo valor cobrado pelos estacionamentos particulares. No entanto, nos estacionamentos, existe a garantia de que o veículo será vigiado pelo garagista que paga altos aluguéis, emprega pessoas e paga impostos, e que estava com baixa frequência de usuários.

 

Outro aspecto positivo da volta da cobrança é a oportunidade para jovens de 18 a 24 anos serem empregados pela Legião Mirim, entidade responsável pela manutenção e pleno funcionamento da Zona Azul. O tempo máximo de utilização para a mesma vaga pelo usuário é de 4 horas, permitindo a rotatividade das vagas.

Leia Também:

 

O RETORNO

A Prefeitura Municipal e a Associação Comercial e Industrial de Lençóis Paulista (Acilpa) afirmam que a maioria dos comerciantes é a favor da volta da cobrança. Contrariando essas informações, vários comerciantes ouvidos pela reportagem do jornal Atitude, e que não são associados à entidade, afirmam que não foram ouvidos pela prefeitura sobre a volta da cobrança da taxa.

 

É preciso destacar que a volta da cobrança da Zona Azul gerará empregabilidade direta e indiretamente, com a fiscalização e os estacionamentos. No entanto, a conta cairá sobre os cidadãos comuns, que vão ao centro da cidade para pagar suas contas, utilizar serviços públicos como o Poupa Tempo ou fazer compras.

 

Não é a primeira vez que a população é penalizada com a cobrança da Zona Azul. Infelizmente, a cobrança é sempre uma forma de arrecadar mais dinheiro para o município sem uma justificativa clara. É preciso que a prefeitura faça um estudo detalhado sobre a real necessidade da cobrança e se a população realmente é beneficiada com ela.

Passo a Passo da Nova Zona Azul de Lençóis Paulista *

 

1º) Entrar na Play Store (para usuários do celular Android) ou Apple Store (para os usuários de Iphone) e baixar o aplicativo Smart Zona Azul

 

2º) Ao abrir o aplicativo será preciso se cadastrar. Para isso, basta clicar no botão “Cadastre-se”

 

3º) Preencha todos os dados solicitados, clique no botão Enviar

 

4º) Vai aparecer uma tela com o Termo de Uso do Aplicativo. Basta clicar no botão Sim

 

5º) Pronto, seu cadastro foi concluído! Agora basta entrar com o CPF e a Senha que você criou no cadastro

 

6º) Dentro do aplicativo será preciso cadastrar o(s) seu(s) veículo

 

7º) Depois é preciso comprar créditos nas lojas do comércio cadastradas ou pelo próprio aplicativo (basta clicar no icone no canto superior direito e clicar na opção Comprar Crédito. Será preciso cadastrar o cartão.

 

* Os legionários mirins estarão disponíveis para auxiliar os motoristas e tirar dúvidas que surgirem

 

Marcos Xavier

Jornalista do Povo

Comentários:
Jornal Atitude

Publicado por:

Jornal Atitude

O jornal impresso ATITUDE é uma fonte essencial de informação mensal, direcionada a manter a população atualizada sobre uma variedade de assuntos relevantes para a vida em sociedade.

Saiba Mais

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )