E aí, pessoal! Aqui é o Marcos Xavier, o cara por trás do Jornal Atitude. Muitos de vocês devem se lembrar do tempo em que nossas páginas eram viradas pelas mãos curiosas e ansiosas de leitores ávidos por informações. Ah, como era bom! Mas, como dizem por aí, mudança é a única constante, e nós também mudamos. Só que agora, estou pensando em dar um passo à frente, ou melhor, voltar a uma página que parecia ter sido virada.
Sabe, o Jornal Atitude já rodou por aí na versão impressa. A gente trouxe notícias, histórias e debates para as cidades de Lençóis Paulista, Macatuba, Borebi e Areiópolis por um tempão. Mas, infelizmente, as coisas foram ficando complicadas. Os custos, sabe como é, não é fácil manter as prensas funcionando quando as pessoas estão cada vez mais conectadas aos seus smartphones e computadores.
Aqueles tempos das bancas de jornais, onde a galera pegava um exemplar fresquinho, já ficaram para trás. As notícias voam online, e todo mundo quer a informação na palma da mão, instantaneamente. E eu entendo, é super prático, eu também tô lá na web, acompanhando tudo. Mas eu também entendo algo que não pode ser esquecido.
Tem um monte de gente, especialmente os mais experientes, que gosta da sensação de segurar um jornal de verdade nas mãos. É um vínculo que vai além das manchetes. É algo físico, que conecta as histórias à realidade deles. E é por essas pessoas, por vocês, que tô pensando em voltar a imprimir o Atitude, mesmo que seja uma vez por mês.
Mas, galera, não vou esconder o fato de que isso não é fácil. É um desafio financeiro e logístico. Só pra vocês terem ideia, a impressão de 2.000 exemplares já sai por uns R$ 1.280,00. E ainda tem a questão da distribuição, com uns R$ 500,00 para colocar o jornal nos lugares certos, como padarias e mercados nessas quatro cidades. E nem comecei a falar dos custos para produzir as matérias, fazer entrevistas, montar o layout, equipamentos... Ufa, é uma lista longa. Jornal comunitário não dá lucro, mas se pah ... eu conseguir empatar nas despesas, ele volta sim!
Mas olha, eu não tô sozinho nessa. Vocês sabem que minha veia jornalística ainda pulsa forte, e mesmo depois de fechar minha última loja e embarcar no mundo do marketing digital, onde atendendo diversas empresas privadas, o desejo de contribuir com a comunidade só cresceu. Por isso, decidi lançar a coluna "Faz um X".
E aí, o que é o "Faz um X"? É simples, é um espaço pra vocês, meus amigos leitores, me mandarem mensagens no meu WhatsApp particular (14.99646-3168) contando sobre os pepinos que tão enfrentando nessas cidades. Seja um buraco na rua, um problema de vaga na escola, na saúde... qualquer coisa que vocês vejam que tá precisando de atenção. E eu, pessoalmente, vou botar pressão nas autoridades responsáveis pra resolver essas paradas. A coluna se chama "Faz um X" porque é hora de marcar o lugar que precisa de um trato, saca?
Então é isso, pessoal! O Jornal Atitude tá nessa nova empreitada, e conto com cada um de vocês. Seja pra voltar à página impressa ou pra seguir com o digital, uma coisa é certa: a gente vai continuar juntos, unidos pela informação, pela mudança e pela nossa comunidade. Vamo que vamo! Faz um ‘X’ ... se quiser fazer um pix é o número do celular também hehehe ...
Nos vemos no papel dia 31?! ... se Deus quiser... eu quero ... muitos querem... então amém!
Escrevi, não li, não vou editar e pau na máquina!
Marcos Xavier
Jornalista do Povo
Comentários: