Jornal Atitude - Notícias & Entretenimento

Terça-feira, 23 de Julho de 2024
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Lençóis Paulista

Turismo no Cemitério: Cultura ou Desrespeito aos Mortos?

Projeto Memórias Vívidas é alvo de críticas por desconsiderar crenças e descanso dos mortos e seus familiares.

Jornal Atitude
Por Jornal Atitude
Turismo no Cemitério: Cultura ou Desrespeito aos Mortos?
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
Imagens

O Projeto Memórias Vívidas, promovido pela Secretaria de Turismo de Lençóis Paulista, que consiste na visitação noturna ao Cemitério Municipal Alcides Francisco, tem sido alvo de críticas por desrespeitar o descanso dos mortos e a crença dos familiares que têm seus entes queridos enterrados no local.

 

Embora o projeto tenha como objetivo a valorização do patrimônio histórico e cultural, com a explanação dos guias e performances cênicas pelos monitores e alunos de teatro, muitos consideram essa iniciativa uma falta de respeito com os mortos e suas famílias.

Publicidade

Leia Também:

 

Além disso, a escolha de visitar o cemitério no período noturno impede que os familiares possam visitar seus entes queridos em um momento de reflexão e oração, o que é considerado uma afronta às crenças religiosas envolvidas na sepultura dos mortos.

 

Embora haja apoio ao projeto por parte de alguns, é importante ressaltar a necessidade de se ter ética e respeito em relação aos mortos e às suas famílias, especialmente em uma sociedade que preza cada vez mais pela diversidade cultural e religiosa.

 

Em vez de promover visitas turísticas ao cemitério, seria mais proveitoso investir em outras atrações culturais, como obras abandonadas que poderiam ser revitalizadas para o turismo. É importante que a Secretaria de Turismo repense suas estratégias e considere a opinião da população local para promover iniciativas que valorizem a cultura, mas que também respeitem os valores e tradições das pessoas.

 

De acordo com a Bíblia Sagrada, o cemitério é considerado o lugar onde os mortos repousam. "Descansa em paz e aguarda o dia da ressurreição" (Daniel 12:13) e "Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem das suas fadigas, pois as suas obras os acompanham." (Apocalipse 14:13).

 

Marcos Xavier

Jornalista do Povo

Comentários:
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )