Na manhã desta segunda-feira, 9 de setembro, trabalhadores da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Lençóis Paulista procuraram a reportagem do jornal Atitude para relatar um problema sério: o atraso no pagamento dos salários referentes ao mês de agosto. Os colaboradores, que são vinculados à empresa Maestria – Serviços de Saúde, contratada pela IDEAS — vencedora de uma licitação polêmica para gerir a UPA —, afirmam que os valores ainda não foram depositados em suas contas, gerando uma série de transtornos pessoais e financeiros.
Entre as dificuldades citadas pelos trabalhadores estão o atraso no pagamento de contas de cartão de crédito, aluguel, além de outras pendências financeiras que se acumularam devido à falta do salário. A situação tem causado grande insatisfação e incerteza entre os colaboradores, que aguardam o pagamento com urgência.
A reportagem do Atitude entrou em contato com a Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista, uma vez que é de responsabilidade da administração o repasse dos recursos à IDEAS, conforme previsto no contrato licitado para a gestão da UPA. Até o momento, a Prefeitura não esclareceu se está cumprindo o seu papel de fiscalizar, como determina a Lei nº 14.133/2021, a execução do contrato, que exige a comprovação de que os pagamentos aos trabalhadores e encargos trabalhistas estão em dia. A ausência de um posicionamento oficial levanta dúvidas sobre o acompanhamento adequado das obrigações contratuais.
Em busca de mais informações, o Atitude conversou com Leila Bonadeo, diretora de operações da Maestria, que afirmou:
“Referente ao pagamento dos profissionais, informamos que a Maestria recebeu da contratante (IDEAS) o valor relativo à prestação do serviço do mês de agosto, na última sexta-feira, no período vespertino. Devido ao horário das transações bancárias, o repasse aos profissionais está sendo efetivado na manhã de hoje, segunda-feira. Ressaltamos ainda que o repasse aos profissionais está dentro do prazo previsto, não há atrasos.”
Quanto aos rumores de que a Maestria encerraria suas atividades na UPA, Bonadeo esclareceu:
“As demais dúvidas sobre eventuais mudanças na modalidade de contratação, oriento que entre em contato com a Diretoria da UPA, responsável pelas informações oficiais alusivas aos contratos do IDEAS.”
O jornal Atitude continuará acompanhando de perto a situação dos colaboradores que ainda não receberam seus salários e trará mais atualizações nos próximos dias. É essencial que o processo de fiscalização e o cumprimento das obrigações contratuais sejam garantidos para que os trabalhadores não sejam prejudicados.
Reportagem do Jornal Atitude
Comentários: