No dia 26 de junho é comemorado o Dia Nacional da Diabetes. Como a data tem objetivo de informar e orientar sobre os perigos desta doença, a Prefeitura de Lençóis Paulista, por meio da Secretaria de Saúde e Coordenadoria de Atenção Básica, com parceria da Câmara de Vereadores, realiza a Semana de Conscientização sobre o Diabetes.
Entre as ações realizadas pela municipalidade estão a distribuição de mais de três mil aparelhos glicosímetros (utilizado para medir os níveis de glicose no sangue) para a população lençoense. Nesta segunda-feira, 27, em ato realizado na ESF Dr. João Paccola Primo, o prefeito Anderson Prado, entregarou os três primeiros equipamentos. Os primeiros pacientes a receber o glicosímetro foram Claudete Aparecida Dalaqua Cachoni, Maria Claudete Sandalo de Pedro e José Roberto Virgilio.
Por lei, os pacientes diabéticos que são insulino-depentendes já têm direito de receber o equipamento. Em razão disso, 1125 pessoas já recebem o aparelho, tiras de reagentes, lancetas e caneta de insulina. No caso de Lençóis, a Secretaria de Saúde está ampliando o atendimento, com a disponibilização desse equipamento para acompanhamento diário também para as pessoas que têm o diagnóstico de diabetes, mas ainda não fazem uso da insulina. Nesse caso, são cerca de 3.025 pessoas que terão direito ao aparelho. Esse número pode aumentar, pois muitos pacientes realizaram o acompanhamento na rede particular e não estão nos dados da Secretaria. Essas pessoas também podem procurar as unidades para saber como receber o aparelho.
COMO VAI FUNCIONAR
Em toda a rede, a entrega do Glicosímetro será feita de forma agendada. Para ser incluso no programa e receber o aparelho é necessário residir em Lençóis Paulista, estar em tratamento para diabetes mellitus, ter o cartão SUS atualizado e o Cartão Cidadão, participar dos grupos de orientação nutricional nas unidades e comparecer nas consultas agendadas nas unidades de referência, mesmo que também faça acompanhamento na rede particular.
O diabetes mellitus é uma doença crônica, caracterizada pelo comprometimento do metabolismo da glicose, cujo controle glicêmico inadequado pode resultar no aparecimento de graves complicações que reduzem a expectativa e comprometem a qualidade de vida do portador desta doença.
O protocolo de atendimento para pacientes com diabetes na Atenção Básica em Lençóis Paulista inclui a abordagem terapêutica multiprofissional, incluindo a Assistência Farmacêutica, o Monitoramento da Glicemia e outros parâmetros clínicos, planejamento da atividade física e orientação dietética. A participação do paciente e seu envolvimento constante e harmonioso com a equipe de saúde são fundamentais para que as recomendações sejam seguidas e o tratamento efetivo.
Nos dias 27 e 28 as unidades de saúde ficarão abertas em horário alternativo, após as 17h, para atender os pacientes diabéticos que, prioritariamente trabalham, para iniciar a entrega do aparelho de HGT. Esse atendimento será feito apenas por agendamento.
Veja o que é preciso para ser incluso no programa:
1) Ter diabetes mellitus e estar em tratamento;
2) Ser morador de Lençóis Paulista/SP;
3) Estar com o cartão SUS atualizado e possuir o Cartão Cidadão municipal;
4) Participar dos grupos de Orientação nutricional nas unidades de saúde;
5) Comparecer nas consultas agendadas na unidade de saúde de referência; mesmo que o paciente faça acompanhamento no serviço de saúde complementar (particular) ou acompanhe no endocrinologista é necessário que acompanhe também na unidade de saúde do bairro.
6) Caso seja verificado por qualquer profissional de saúde o descumprimento de qualquer critério da inclusão, o paciente não poderá receber o aparelho, ou deverá devolvê-lo caso já o possua.