Jornal Atitude - Notícias & Entretenimento

Quarta-feira, 18 de Junho de 2025

Lençóis Paulista

Milagre! Prefeitura de Lençóis Paulista Finalmente Desperta e Sanciona Lei do Piso Salarial para Enfermagem

Após Inércia Administrativa, Profissionais da Saúde Conseguem 'Abono' para Cobrir Diferença Salarial

Jornal Atitude
Por Jornal Atitude
Milagre! Prefeitura de Lençóis Paulista Finalmente Desperta e Sanciona Lei do Piso Salarial para Enfermagem
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Em um incrível ato de "iluminação", a Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista finalmente decidiu acordar de seu sono profundo e sancionou uma lei que estabelece o piso salarial para profissionais da enfermagem na cidade. Essa novidade revolucionária ocorreu após uma ação que lembrou aos políticos que as leis federais também valem para eles.

 

O anúncio oficial foi feito por meio de um comunicado que mais parecia um relato de aventura, datado de 28 de agosto de 2023. A Lei n.º 5729/2023, agora em vigor, regula o artigo 198, § 12, da Constituição Federal e a Lei Federal n.º 14.434, de 04 de agosto de 2022, trazendo à tona a discussão que muitos pensavam ter sido esquecida.

Leia Também:

 

Segundo informações, os profissionais da saúde que estavam sofrendo com salários abaixo do mínimo estipulado finalmente terão direito a um "abono salarial" para compensar a diferença. Ou seja, ao invés de receber um salário que seja digno desde o início, eles receberão um "agrado" para que tudo pareça estar nos conformes.

 

E olha só que mágico: os valores agora divulgados pelo governo como "salário + abono" deixam claro que os matemáticos da prefeitura têm uma veia cômica. Por exemplo, para o cargo de Agente de Saúde, o valor será de R$ 2.159,09 (salário + abono). Será que estão tentando fazer com que pareça que estão fazendo um favor ao incluir o "abono"?

 

As cifras continuam a dança dos números: para o cargo de Enfermeiro, o valor será de R$ 4.318,18 (salário + abono).

 

A desculpa da prefeitura para não pagar o piso salarial desde o início é que os repasses do Ministério da Saúde eram "insuficientes". Mas ao que parece, o governo local finalmente se tocou de que a cidade não é uma versão da série "Esquadrão Suicida" e que os profissionais da enfermagem não estão aqui para serem as estrelas do show.

 

Para os que recebiam mais do que o piso, nada muda. O governo está mantendo o nível de entretenimento das remunerações intocado.

 

Em um toque de ironia do destino, a implementação dessa "novidade" lembrou muito o enredo de um filme: foi feito um acordo com a UPA e o Hospital Piedade, e os repasses para esses funcionários serão baseados em um convênio, fazendo com que as datas de pagamento se tornem uma verdadeira loteria.

 

A prefeitura, enfim, resolveu acordar do seu sono profundo e fazer o que a lei manda, ou pelo menos uma versão distorcida disso. Parece que, em Lençóis Paulista, a roda da justiça gira com uma lentidão digna de uma tartaruga em pantanal. Quem sabe agora, com o "abono" em mãos, os profissionais da saúde consigam ao menos comprar um cafezinho quente para acompanhar o seu merecido descanso.

 

Marcos Xavier

Jornalista do Povo

Comentários:
Jornal Atitude

Publicado por:

Jornal Atitude

Jornal digital independente há 15 anos. Presente no Instagram, Facebook, TikTok, YouTube e site, o Atitude dá voz à população com jornalismo crítico, ético e comprometido com a verdade.

Saiba Mais

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )