Espaço para comunicar erros nesta postagem
A valorização das mulheres na ciência e a importância da tecnologia na educação foram os principais temas de um evento realizado na terça-feira (27), no Teatro Municipal Adélia Lorenzetti, em Lençóis Paulista. A programação integrou a 23ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que neste ano teve como tema "Ciência Delas".
Promovido pela Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Educação e Desenvolvimento Econômico, o encontro reuniu professores, educadores, especialistas e representantes do poder público para discutir a participação feminina na produção do conhecimento científico e suas contribuições para a sociedade.
Palestras destacaram o papel feminino na ciência
A programação contou com a palestra "A Curiosidade não tem Gênero: a Paixão pelo Conhecimento Científico e a Transformação de Trajetórias", ministrada pela professora Thaís Tezani, pedagoga, psicopedagoga, mestre e doutora em Educação.
Também foi realizado o painel "Inspirar, Ensinar e Transformar: o conhecimento científico na prática profissional", moderado pela secretária de Desenvolvimento Econômico, Aline Prado Fogolin.
Participaram do debate as educadoras Patrícia Daniela Bacelar, Klíssia Yuri Issogai Rocha e Anne Kariny Lemos Rocha, que compartilharam experiências relacionadas à educação, à ciência e à formação profissional.
O encontro contou ainda com a presença do secretário municipal de Educação, Damião Augusto Xavier de Oliveira, conhecido como Professor Guto, e do professor Glauber Ricardo Oliveira Woida, representante da organização do evento.
Cidade terá Semana Municipal de Ciência e Tecnologia
Durante a cerimônia, a secretária Aline Prado Fogolin anunciou que Lençóis Paulista deverá contar, a partir de 2027, com uma Semana Municipal de Ciência e Tecnologia.
Segundo ela, a iniciativa faz parte da construção de um ambiente voltado à inovação, com participação das instituições de ensino.
"Todo ecossistema forte precisa de uma base forte, e esta base são os professores, que mostram aos alunos que não precisam apenas consumir a tecnologia, mas podem criar a tecnologia", afirmou.
O secretário Professor Guto destacou a importância das educadoras na formação de novas gerações e no incentivo à participação feminina nas áreas científicas.
"Às mulheres que fazem a ciência acontecer, o nosso reconhecimento. Elas inspiram novas gerações", declarou.
Alunas conhecem oportunidades no Senai
As atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia também envolveram estudantes da rede municipal.
Na quarta-feira (28), alunas do 8º ano do Centro Educacional de Ensino Integral Orígenes Lessa (CEEIOL) participaram de uma visita ao Senai de Lençóis Paulista.
Durante a atividade, as estudantes conversaram com profissionais e conheceram oficinas e ambientes de aprendizagem da instituição.
A proposta foi apresentar possibilidades de formação e carreira, incentivando o interesse das meninas por áreas relacionadas à ciência, tecnologia e inovação.
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é uma iniciativa federal criada em 2004 para aproximar a população do conhecimento científico e estimular o interesse pela pesquisa e pela inovação.
Nossas notícias
no celular
