A partir do dia 24 e 25 de abril, a cidade de Lençóis Paulista terá a ampliação do Programa de Pronto Atendimento Noturno nos Postos de Saúde, que passará de seis para dez unidades básicas de saúde abertas até as 22 horas. O secretário da Saúde, Ricardo Conti, anunciou a novidade com exclusividade para o jornal Atitude.
O período noturno é mais voltado ao pronto atendimento, onde o paciente passa por atendimento médico, é avaliado e medicado, e, se necessário, será agendado para exames, que são realizados na parte da manhã, devido a toda uma logística de coleta, e também a necessidade de jejum em alguns exames. Também, se necessário, o paciente será encaminhado durante o dia para o médico que faz o acompanhamento da sua região e tem acompanhado o paciente mais de perto. A questão de encaminhamento e renovação de receita fica a cargo do médico da unidade, conforme sua avaliação.
Desde o início da implantação do programa Saúde 10, que é o pronto atendimento noturno dos postos de saúde, mais de 13 mil pessoas já foram atendidas. Segundo o secretário de saúde Ricardo Conti, o programa ajudou a desafogar o atendimento na UPA, fazendo com que os pacientes considerados ficha azul, pacientes sem gravidades, buscassem atendimentos nos postos de saúde, deixando a UPA para pacientes classificados de ficha amarela e vermelha, ou seja, pacientes que realmente necessitam de atendimento de emergência na UPA.
Em resumo, o médico que atenderá no período noturno nos postos é um clínico geral, que dará pronto atendimento aos pacientes que por motivo de trabalho ou outros compromissos não conseguiram ir ao posto no período diurno. O médico noturno não necessariamente é o médico que faz o acompanhamento do paciente periodicamente, por essa razão, muitas vezes, esse médico recomendará que o paciente retorne ao posto e passe pelo médico que já faz o acompanhamento clínico do paciente, para que esse, que já conhece o paciente e seu histórico clínico, através de seu ato médico, faça um encaminhamento para especialista, se for necessário, e renove a receita médica com os ajustes que entender necessários.
Com essa ampliação, a população de Lençóis Paulista terá mais acesso à saúde durante a noite, possibilitando um atendimento mais ágil e eficiente. O programa Saúde 10 é uma iniciativa importante para a melhoria da saúde pública na cidade.
Confira abaixo todos os postos de saúde que passarão a atender a partir do dia 24 e 25 de abril no período noturno.
ESF ANTONIO LEÃO TOCCI – CECAP
Rua Dias Gomes, 37 / Telefone: 3264-4040
ESF DO JARDIM DO CAJU
Rua João Coneglian, 350 - Telefone: 3264-9933
ESF DR JOSÉ NEGE – CRUZEIRO
Rua Bahia, 249 – Telefone: 3264-3505
UBS DR JOSÉ ANTONIO GARRIDO - UBIRAMA
Rua Marechal Dutra, 895 - Telefone: 32636251
ESF ANTONIO BENEDETTI – MONTE AZUL
Rua Horácio Moretto, nº 1.255 - Telefone: 3264-4042
ESF DR.JOÃO PACCOLA PRIMO – NÚCLEO
Rua dos Lavradores, 34 – Telefone: 3263-1985
Abaixo os postos que serão incluídos no programa Saúde 10 em 24 e 25 de abril.
ESF 'WINTER MALATRASI – JÚLIO FERRARI
Rua Manoel Duarte Moreira, 160 – Júlio Ferrari. Telefone: 3264-5040
ESF DO JARDIM DAS NAÇÕES
Rua das Araras, 560 – Jardim das Nações. Telefone: 3264-1007
ESF – 'VEREADOR CARLOS ALBERTO BAPTISTELLA' – MARIA CRISTINA
Rua Ana Neri, 124 – Vila Mamedina. Telefone: 3263-2562
ESF – 'VICTÓRIO BOSO' – ALFREDO GUEDES
Rua Bento Ribeiro, 29 – Alfredo Guedes. Telefone: 3264-4332
Marcos Xavier
Jornalista do Povo
Comentários: