No último sábado, dia 12, as integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher começaram ações importantes para o ‘Agosto Lilás’, que é um mês dedicado a lutar contra a violência direcionada às mulheres. Elas distribuíram panfletos no centro comercial de Lençóis Paulista. Esses panfletos explicam os diferentes tipos de violência que podem acontecer e indicam onde as mulheres podem buscar ajuda dentro da cidade para acabar com esse problema.
Além disso, o Conselho planeja uma palestra sobre Inteligência Emocional, que vai acontecer no dia 29 de agosto. A psicóloga Silmara Ferreira será a palestrante. O evento vai ser realizado no Espaço Cultural Cidade do Livro, às 19h30, e é aberto para todas as pessoas interessadas em participar. No final da palestra, haverá um sorteio de brindes.
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Adriana Lenci, comenta: "A violência em casa é algo triste que acontece com frequência, e o nosso Conselho trabalha muito para enfrentar esse problema. Nós temos leis e sistemas de proteção para as mulheres, mas ainda precisamos fazer muito para parar essa situação. Só este ano, em 2023, tivemos 156 medidas de proteção em Lençóis Paulista. Acreditamos que informar e dar força às mulheres é muito importante, e por isso estamos fazendo essas ações. Nós trabalhamos com isso durante todo o ano, mas aproveitamos o Agosto Lilás para falar mais sobre o assunto".
O "Agosto Lilás" é um mês dedicado a combater a violência que acontece dentro de casa contra as mulheres. Essa campanha foi criada por uma lei estadual, a Lei nº 4.969/2016, e tem o objetivo de explicar mais sobre a Lei Maria da Penha, fazer com que as pessoas entendam a importância de parar com a violência contra as mulheres, mostrar os lugares onde elas podem pedir ajuda quando precisam e contar sobre as formas de denunciar esse tipo de situação.
Marcos Xavier
Jornalista do Povo
Comentários: