Jornal Atitude - Notícias & Entretenimento

Terça-feira, 23 de Julho de 2024
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Lençóis Paulista

CineSolar traz cinema movido a energia solar e diversão gratuita para Lençóis Paulista

Evento itinerante leva entretenimento, educação ambiental e diversão para toda a família em Lençóis Paulista.

Jornal Atitude
Por Jornal Atitude
CineSolar traz cinema movido a energia solar e diversão gratuita para Lençóis Paulista
Cynthia Alario - idealizadora e coordenadora do projeto Cinesolar - Foto Tarsilla Alves
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

No próximo dia 5 de setembro, Lençóis Paulista receberá uma atração especial que promete encantar toda a família: o CineSolar, o primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil. Com patrocínio da CPFL Energia e apoio do Instituto CPFL e da Prefeitura Municipal, o evento será realizado no Campo ao lado da EMEIF 'Prof. Nelson Brollo' e oferecerá sessões gratuitas de cinema, pipoca e uma série de atrações.

 

Sessões de cinema e mais

Publicidade

Leia Também:

 

O CineSolar chega a Lençóis Paulista com uma programação diversificada. A partir das 18h30, o público poderá desfrutar de curtas-metragens infantis e ambientais com o tema 'Protagonistas do Amanhã: Moldando o Futuro', seguidos pelo filme "Detetives do Prédio Azul 2 - O Mistério Italiano", às 19h30. A entrada é gratuita, e não é necessário adquirir ingressos.

 

Além das sessões de cinema, os visitantes terão a oportunidade de explorar o furgão do CineSolar, que se transforma em uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz. O veículo é equipado com placas fotovoltaicas no teto, que convertem a luz solar em energia elétrica, garantindo o funcionamento de todo o sistema de projeção, som e iluminação.

 

Um projeto de sucesso

 

O CineSolar, que completa 10 anos em 2023, já percorreu mais de 250 mil quilômetros pelo Brasil, transformando espaços públicos em salas de cinema ao ar livre. Até o momento, foram realizadas cerca de 1870 sessões, com a exibição de 180 filmes, e 576 oficinas para 284 mil pessoas, em quase 600 cidades de 23 estados e do Distrito Federal.

 

O projeto tem como objetivo democratizar o acesso às produções audiovisuais, promover práticas sustentáveis, fomentar a inclusão social e difundir a tecnologia da geração de energia solar. Cynthia Alario, coordenadora e idealizadora do CineSolar, destaca a importância de levar cultura e conhecimento a lugares diversos do Brasil.

 

Compromisso com a sustentabilidade

 

Além de oferecer entretenimento de qualidade, o CineSolar também se destaca por seu compromisso com a sustentabilidade e a educação ambiental. Nas sessões de cinema e nas oficinas, o projeto colabora na difusão de ações em conjunto com a Unesco Representação Brasil e cumpre 10 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU.

 

Segundo Cynthia Alario, "difundir os ODS é fundamental, tanto para sensibilizar a população, na compreensão de que todos nós fazemos parte deste grande ecossistema vivo do Planeta Terra, quanto para deixarmos esse legado nas cidades, nas comunidades por onde passamos".

 

Uma atração para todas as idades

 

O CineSolar não é apenas cinema, mas também uma experiência completa, que inclui iluminação e decoração especiais, feitas com materiais reciclados e objetos que explicam conceitos de magnetismo e eletricidade, como laser e bola de plasma. O objetivo é mostrar, de maneira descontraída e divertida, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.

 

A 7ª edição do CineSolar em Lençóis Paulista é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da CPFL Energia, apoio do Instituto CPFL e da Prefeitura Municipal. Além das sessões de cinema, o CineSolar realizará a Oficinema Solar com crianças e jovens, que integra arte, tecnologia e sustentabilidade.

 

Uma oportunidade educativa

 

A Oficinema Solar acontecerá na quinta-feira, 31 de agosto, das 8h às 11h, com alunos da EMEIF 'Prof. Nelson Brollo'. A atividade visa sensibilizar e possibilitar a expressão dos participantes por meio da linguagem audiovisual, abordando temas como fotografia, enquadramento e roteiro. O resultado das oficinas será apresentado durante a sessão de cinema para a comunidade local e também estará disponível no canal do Youtube do CineSolar.

 

O CineSolar é uma iniciativa que promove cultura, sustentabilidade e inclusão social, levando entretenimento e conhecimento para todas as idades. Portanto, não deixe de participar desse evento especial que promete encantar Lençóis Paulista. Leve sua família e amigos para uma noite de diversão e aprendizado ao ar livre.

 

Marcos Xavier

Jornalista do Povo

Comentários:
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )