Terminou no início da noite de hoje, 30, reunião no Gabinete do Prefeito Anderson Prado, com o coordenador de Recursos Hídricos do SAAE, Sidney Aguiar e o presidente da Defesa Civil, sargento Gerson Gomes dos Santos. O encontro teve como objetivo avaliar o impacto de três dias seguidos de chuvas intensas em Lençóis Paulista, muito acima das previsões meteorológicas.
Segundo as autoridades lençoenses, neste momento, o Rio Lençois está em sua calha e não há chuva sobre o rio em sua extensão, nem em Lençóis Paulista e nem em outros municípios, portanto, não há risco iminente. As represas, que receberam instruções de rebaixamento, estão sendo monitoradas constantemente e não oferecem riscos momentâneos.
Hoje, foram registrados cerca de 90 milímetros de chuva sobre a cidade, quando a previsão era de 20 milímetros. Entre a noite de quarta-feira e madrugada de quinta, outros 95 milímetros caíram e provocaram alagamentos e enxurradas.
As equipes da Prefeitura têm trabalhado sem interrupção na limpeza e conserto de danos causados pela chuva, assim como os membros da Defesa Civil.
A Defesa Civil e as equipes da Prefeitura seguem em estado de ALERTA para o monitoramento da situação e atendimento à população.
Amanhã, no período da tarde, no Gabinete do Prefeito, haverá nova reunião para avaliação de riscos e tomada de medidas, caso necessárias.
É importante o acompanhamento dos boletins e, quando necessário, seguir prontamente as instruções.
Marcos Xavier
Jornalista do Povo