Na segunda-feira, 17 de abril, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH) e a Companhia de Habitação e Desenvolvimento Urbano (CDHU) entregaram 44 novas casas de baixo custo e regularização fundiária para 47 imóveis em Areiópolis e Reginópolis. O investimento total na construção das casas é de R$ 8 milhões. Os eventos contaram com a presença do secretário-executivo da SDUH, Eli Corrêa Filho.
Em Areiópolis, cidade da região de Lençóis Paulista, 34 novas casas foram entregues a famílias de baixa renda às 11h. A CDHU investiu R$ 3,8 milhões no projeto. As residências têm dois quartos, uma sala, cozinha, casa de banho e lavandaria, distribuídos por 47,87 m2 de área útil. O Conjunto Habitacional Cadete Prefeito João, localizado no assentamento Nosso Teto, foi viabilizado em parceria com a prefeitura, que doou o terreno.
O financiamento dos imóveis segue as novas diretrizes da Política Habitacional do Estado de São Paulo, que prevê taxas de juros zero para famílias com renda mensal de até cinco salários mínimos. Assim, as famílias só pagarão após a entrega das chaves e praticamente o mesmo valor ao longo do contrato de trinta anos, com apenas uma correção monetária calculada pelo IPCA, índice oficial do IBGE. O valor das parcelas leva em conta a renda de cada família, e as parcelas não podem ultrapassar 20% da renda mensal da família. Em Areiópolis, 97% das famílias que receberão as chaves dos imóveis têm renda mensal de até cinco salários mínimos.
Eli Corrêa Filho enfatizou que "é o sonho de toda família ter sua própria casa ou receber a regularização fundiária por sua propriedade. É nosso dever atender às necessidades dessa população e garantir dignidade para aqueles que lutaram por anos por este momento".
Marcos Xavier
Jornalista do Povo
Comentários: