As últimas internações em decorrência de Covid-19 no PAC (Pronto Atendimento Covid) no Hospital Piedade em Lençóis Paulista, ocorreram em 8 de outubro, quando dois pacientes que estavam internados na enfermaria receberam alta. Já na UTI, o último registro ocorreu em 7 de outubro. De lá para cá, mais nenhum paciente foi internado por Covid no PAC. No entanto, houve do dia 8 a 11 de novembro, um paciente internado na UTI Covid do PAC, porém negativo para o novo coronavírus, o paciente foi transferido para Bauru no dia 11, mas, lembrando, todos os testes dele deram negativo para Covid-19.
Ainda falando sobre números, segundo o último boletim epidemiológico divulgado no fim da tarde desta quinta-feira, 18, pela Secretaria da Saúde, a cidade segue com apenas um caso ativo e nenhuma internação.
Nas últimas 24 horas, foram realizados 20 testes, sendo que 18 deram negativos e apenas 2 seguem suspeitos.
A fase é boa, mas requer atenção e cuidado redobrado, pois os números no cenário Brasil, voltaram a crescer nos últimos dias, assim como já acontece em vários outros países.
A prefeitura de Lençóis irá realizar no próximo sábado, o 4º Chamadão da Vacinação, com aplicação da 1ª, 2ª e 3ª dose contra a Covid-19; unidades atendem das 8h às 13h. Confira abaixo o comunicado oficial da Prefeitura para a vacinação.
SAÚDE REALIZA 4º CHAMADÃO DA VACINAÇÃO NESTE SÁBADO, COM APLICAÇÃO DA 1ª, 2ª E 3ª DOSE CONTRA A COVID-19; UNIDADES ATENDEM DAS 8H ÀS 13H
Neste sábado, 20 de novembro, a Secretaria de Saúde realiza o 4º Chamadão da Vacinação, com aplicação da 1ª, 2ª e 3ª dose contra a Covid-19. O atendimento acontece em todas as unidades, das 8h às 13h, em livre demanda e por ordem de chegada. É mais uma oportunidade para quem ainda não iniciou o ciclo de imunização se vacinar.
No caso da segunda dose, quem tomou o imunizante da Coronavac/Butantan deve verificar a data da segunda dose na carteirinha. O intervalo da Astrazeneca/Fiocruz foi reduzido para oito semanas. Para saber se você está apto a receber a segunda dose, verifique se já passaram 56 dias da primeira dose. Quem recebeu a primeira dose da Pfizer e tem mais de 18 anos, deve verificar se já passaram 21 dias. Adolescentes entre 12 e 17 anos que receberam a Pfizer devem contar um intervalo de 56 dias.
O Ministério da Saúde também anunciou esta semana a segunda dose da vacina da Janssen (que era de dose única). O intervalo de aplicação é de oito semanas. Porém, até esta quinta-feira, 18 de novembro, a Secretaria de Saúde de Lençóis Paulista não havia recebido o imunizante desta marca.
O intervalo entre a segunda e terceira dose também foi reduzido de seis para cinco meses. O reforço já está disponível para todas as pessoas acima de 18 anos, independente de pertencer a grupos de risco ou categorias profissionais. Para os imunossuprimidos, o intervalo entre a segunda dose e a dose de reforço continua sendo de 28 dias. A terceira dose é valida para qualquer tipo de imunizante. No sábado 20, podem tomar a dose de reforço quem tomou a segundo dose até 20 de junho.
“Será mais um sábado em que abriremos as unidades de saúde para que as pessoas possam se vacinar. Esta semana tivemos a notícia sobre a redução do intervalo para a terceira dose, mas ainda temos muitas pessoas com a segunda dose em atraso. Pedimos que esses munícipes procurem uma unidade de saúde para concluir o esquema básico, composto pelas duas doses, para que possamos mesmo vencer a pandemia”, destaca o secretário de Saúde, Ricardo Conti Barbeiro.
Para receber a vacina, é preciso levar documento com foto, CPF, Cartão Cidadão, e a Carteirinha da Vacinação Contra Covid-19, no caso da segunda e terceira dose.
SERVIÇO
4º CHAMADÃO DA VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 (1ª, 2ª E 3ª DOSE)
Sábado (20/11) – das 8h às 13h
TODAS AS UNIDADES DE SAÚDE
2ª DOSE
CORONAVAC/BUTANTAN - verificar a data na carteirinha
ASTRAZENECA/FIOCRUZ – contar 56 dias após a primeira dose
PFIZER - podem tomar a 2ª dose todas as pessoas com mais de 18 anos que receberam a 1ª dose há 21 dias; para adolescentes entre 12 e 17 anos o intervalo é de 56 dias
3ª DOSE
Para pessoas com mais de 18 anos que receberam a segunda dose há pelo menos cinco meses; imunossuprimidos, que receberam a segunda dose há pelo menos 28 dias.
Marcos Xavier
Jornalista do Povo