O governador de São Paulo João Doria (PSDB) assinou o decreto que encerra a obrigatoriedade do uso de máscara em locais fechados, após 679 dias desde o início da medida. A regra passa a valer a partir desta quinta-feira (17).
Em nota divulgada à imprensa, o governador afirmou que tomou a decisão após orientação do comitê científico.
“Recebi hoje à tarde uma nota técnica do Comitê Científico que demonstra uma melhora consistente na situação epidemiológica no Estado. Por isso decidi, com respaldo desses cientistas e médicos, abolir imediatamente a obrigatoriedade do uso de máscara em todos os ambientes, com exceção de unidades de saúde, hospitais e transporte público”, disse Doria.
A nota técnica do comitê afirma que, 14 dias após o carnaval, "constatou-se manutenção do padrão de melhora progressiva dos indicadores epidemiológicos, conforme observado durante as semanas que antecederam aludido feriado, indicando que a transmissão do Sars-Cov-2 no Estado de São Paulo segue em redução progressiva."
Acompanhando o decreto do governador, o prefeito Anderson Prado (UB) anunciou nesta quinta-feira em suas redes sociais que Lençóis Paulista seguirá à risca o decreto do Governo do Estado liberando o uso de máscara em locais fechados na cidade. “Enfim, o uso de máscaras não é mais obrigatório para áreas internas a partir de agora. Graças a Deus, avançamos até aqui. O uso só segue obrigatório no transporte público coletivo, unidades de saúde e hospitais do estado de São Paulo”, concluiu o prefeito.
Redação