Em Macatuba, o clima político já começa a esquentar com a aproximação das eleições municipais de 2024. As reuniões das siglas partidárias e seus filiados que pretendem se candidatar se tornam cada vez mais frequentes, mostrando a movimentação intensa nos bastidores. Ao que tudo indica, pelo menos quatro candidatos disputarão o cargo majoritário.
O atual prefeito Anderson Ferreira (PSD) busca a reeleição e terá como concorrentes o ex-prefeito Tarcisio Abel (PP), Marcos Olivatto (PL) e Ruth Pinheiro (PSB). Além desses, existem rumores de que outros dois pretendentes tentam viabilizar suas candidaturas, mas enfrentam dificuldades em encontrar apoio político e financeiro.
Nos bastidores, os quatro principais candidatos estão formando alianças e tentando expandir seus grupos políticos, cooptando integrantes de outros partidos que não terão candidatos ao cargo majoritário. Essa estratégia é crucial para fortalecer suas campanhas e aumentar suas chances de sucesso nas urnas.
A eleição para vereador também promete mudanças significativas. Devido às novas regras eleitorais, o número de candidatos por partido deve cair. Antes, os partidos podiam lançar 50% a mais de candidatos do que o número de cadeiras disponíveis na câmara municipal. Em Macatuba, por exemplo, com 11 cadeiras, os partidos podiam lançar até 17 candidatos. Com as novas regras, esse número caiu para 12 candidatos, sendo que 30% devem ser mulheres. Portanto, para lançar uma chapa completa, cada partido precisa ter pelo menos quatro mulheres entre seus candidatos.
A justiça eleitoral tem sido mais rigorosa na fiscalização das candidaturas femininas, combatendo as chamadas "candidatas laranjas" – mulheres que são colocadas nas chapas apenas para cumprir a exigência legal, sem intenção real de disputar. Essa prática pode resultar na anulação dos votos de toda a chapa e em processos criminais para os responsáveis. Esse cenário tem gerado preocupação entre os dirigentes partidários de Macatuba, que buscam evitar erros que possam comprometer suas campanhas.
Com as convenções partidárias programadas para ocorrer entre 20 de julho e 5 de agosto, os partidos têm realizado reuniões semanais para preparar seus candidatos. A disputa eleitoral começa oficialmente em 16 de agosto, quando os candidatos já terão registrado suas candidaturas na justiça eleitoral e poderão de fato iniciar a campanha e pedir voto.
A equipe do Jornal Atitude estará atenta aos movimentos dos partidos nos bastidores, trazendo todas as informações aos nossos leitores. Afinal, é nos bastidores que as decisões são tomadas e os rumos da comunidade são definidos.
Marcos Xavier
Jornalista do Povo
Comentários: