Notícias & Entretenimento

Notícias/Lençóis Paulista

Prefeitura anuncia cancelamento de Show Aéreo com a Esquadrilha da Fumaça

Segue a nota oficial da Força Aérea sobre o acidente:

Prefeitura anuncia cancelamento de Show Aéreo com a Esquadrilha da Fumaça
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista informa que foi comunicada no fim da tarde de hoje, pela Força Aérea Brasileira, que a apresentação da Equadrilha da Fumaça que ocorreria amanhã, às 10h, em Lençóis Paulista, está cancelada, em decorrência de um acidente ocorrido hoje, por volta das 14h, em Pirassununga com uma aeronave da Esquadrilha da Fumaça, sem vítimas.

A Prefeitura informa ainda que o Ato Cívico em comemoração aos 164 anos de Lençóis Paulista e toda programação cultural segue normalmente. O Ato Cívico começa às 8h, com a presença de escolas, orquestra e bandas das cidade, assim como, o hasteamento das bandeiras de Lençóis Paulista, São Paulo e do Brasil.

A Prefeitura, por fim, manifesta sua solidariedade e desejo de melhoras ao capitão Moreno e ao mecânico que, felizmente, conseguiram se ejetar da aeronave e passavam por exames na tarde de ontem.

Segue a nota oficial da Força Aérea sobre o acidente:

Ocorrência com aeronave da FAB

O Comando da Aeronáutica informa que uma aeronave A-29 Super Tucano, pertencente à Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira (FAB), acidentou-se nesta quarta-feira (27/04), por volta das 14h15, em área desabitada no interior da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP).

Logo após o procedimento de decolagem, os dois tripulantes ejetaram-se com sucesso, vindo a aeronave a colidir com o solo. Ambos estão bem e passam por avaliações médicas previstas para este tipo de situação.

Investigadores da FAB estão se deslocando até o local para apurar os fatores contribuintes da ocorrência.

Brasília, 27 de abril de 2022.

Centro de Comunicação Social da Aeronáutica

 

AVIÃO DA ESQUADRILHA DA FUMAÇA CAI EM PIRASSUNUNGA; PILOTO E MECÂNICO EJETAM E SÃO RESGATADOS

 

Acidente com Super Tucano A-29 aconteceu nesta quinta (27) na Academia da Força Aérea (AFA). Tripulantes passam por exames. Em 2013, acidente com o modelo matou 2 pessoas no município.

 

Um Super Tucano A-29 da Esquadrilha da Fumaça caiu, na tarde desta quarta-feira (27), em uma área da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP), após apresentar problemas técnicos. Os dois tripulantes, o piloto e um mecânico, conseguiram ejetar antes da queda e foram resgatados pelo helicóptero da equipe de resgate da AFA.

 

De acordo com informações da Força Aérea, ambos estão bem e passam por exames no hospital da AFA. Moradores da região registraram a fumaça e o momento do resgate. (Veja vídeo acima).

 

O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (Cecomsaer) informou que uma equipe da Força Aérea Brasileira (FAB) estão se deslocando até o local para apurar o que causou o acidente.

 

Super Tucano A-29

O A-29 é usado para a formação de pilotos de caça e, também, no patrulhamento das fronteiras do Brasil.

 

Em março de 2013, os pilotos da FAB iniciaram os treinamentos com o modelo, que substituiu o Tucano T-27, utilizado pela Esquadrilha da Fumaça há 30 anos.

 

O Super Tucano tem praticamente o dobro do peso do T-27 e quase o dobro de potência. A velocidade máxima chega a 690 quilômetros por hora.

 

A esquadrilha foi reconhecida como unidade da FAB em 1963. Treze anos depois foi desativada e só voltou em 1983. Em seguida recebeu o Tucano T-27, fabricado no país.

 

A história da esquadrilha começou no Rio de Janeiro, quando instrutores de voo da escola de aeronáutica decidiram treinar acrobacias em grupo nas horas de folga. A primeira exibição para o público foi em 14 de maio de 1952. Três anos mais tarde, a Esquadrilha ganhou os próprios aviões.

 

Nota da FAB

Confira o posicionamento completo da FAB:

 

"O Comando da Aeronáutica informa que uma aeronave A-29 Super Tucano, pertencente à Esquadrilha da Fumaça da FAB, acidentou-se nesta quarta-feira, por volta das 14h15, em área desabitada no interior da AFA, em Pirassununga (SP).

 

Logo após o procedimento de decolagem, os dois tripulantes ejetaram-se com sucesso, vindo a aeronave a colidir com o solo. Ambos estão bem e passam por avaliações médicas previstas para este tipo de situação.

 

Investigadores da FAB estão se deslocando até o local para apurar os fatores contribuintes da ocorrência".

Veja também

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )