Jornal Atitude - Notícias & Entretenimento

Domingo, 26 de Janeiro de 2025

Brasil

Pesquisa busca subsídios para políticas educacionais e formação de professores

MEC vai ouvir professores sobre qualidade da alfabetização de crianças

Jornal Atitude
Por Jornal Atitude
Pesquisa busca subsídios para políticas educacionais e formação de professores
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Ministério da Educação (MEC) anunciou uma pesquisa para ouvir professores alfabetizadores e avaliar os conhecimentos e habilidades das crianças para subsidiar a formulação de políticas educacionais para a alfabetização infantil. O objetivo é criar uma política nacional de alfabetização com base em informações concretas.

 

A pesquisa será realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) entre 15 e 23 de abril de 2023, em cinco capitais, com representantes de 291 municípios com bons resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Vão participar 341 professores alfabetizadores e representantes de secretarias municipais de educação de todos os estados e do Distrito Federal.

Leia Também:

 

A metodologia da pesquisa foi apresentada durante o encontro “Alfabetiza Brasil: diretrizes para uma política nacional de alfabetização”. O presidente do Inep, Manuel Palácios, afirmou que mais do que fixar metas quantitativas e qualitativas, a intenção é entender como se encontram as habilidades de escrita e a fluência em leitura das crianças.

 

Na pesquisa, serão avaliadas as habilidades de domínio das convenções gráficas, conhecimento do alfabeto, decodificação de palavras e textos, fluência e rapidez na leitura, produção textual com autonomia e apropriação da língua portuguesa. Os professores vão receber tarefas elaboradas com base no nível de conhecimento esperado de estudantes do 2º ano do ensino fundamental em língua portuguesa, considerando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

 

A primeira etapa ocorrerá com os professores alfabetizadores que estão na sala de aula e trabalham diretamente com as crianças. Em seguida, os resultados serão analisados com outras evidências derivadas dos testes de língua portuguesa do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) aplicados no 2º ano do ensino fundamental.

 

O presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Luiz Roberto Liza Curi, destacou que a conclusão da pesquisa também será relevante para criar diretrizes na formação do corpo docente da educação básica. "É uma construção coletiva e integrada, em que os professores acompanham a trajetória completa do estudante", afirmou.

 

Com a pesquisa, o MEC busca informações para a formulação de políticas educacionais para a alfabetização de crianças, com o objetivo de tornar o Brasil menos desigual e mais justo socialmente. Os resultados da pesquisa serão entregues em maio de 2023.

Marcos Xavier

Jornalista do Povo

Comentários:
Jornal Atitude

Publicado por:

Jornal Atitude

O jornal impresso ATITUDE é uma fonte essencial de informação mensal, direcionada a manter a população atualizada sobre uma variedade de assuntos relevantes para a vida em sociedade.

Saiba Mais

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )