O avanço da variante ômicron impacta no atendimento em hospitais e unidades de saúde em Lençóis Paulista. Cerca de 40 profissionais da área já se afastaram por alguns dias, desde o início do ano, por terem contraído a doença.
A nova variante tem rápida disseminação. Apesar dos sintomas, em geral, serem leves, a grande preocupação com a ômicron é em relação aos impactos que ela pode causar no atendimento à população, quando essa busca o serviço de saúde pública, exatamente nessa nova onda avassaladora de casos.
A Prefeitura, por sua vez, enfrenta inúmeras dificuldades no funcionamento pleno das unidades de saúde do município, em razão destes desfalques e a falta de profissionais disponíveis no setor.
Só para se ter uma ideia, nesta quinta-feira, 13, informações extraoficiais, contabilizavam 19 desfalques. Médicos e integrantes de enfermagem, tiveram que se afastar por conta de estarem positivo para Covid-19.
Médicos, enfermeiros, e todo pessoal que trabalha no atendimento a pacientes na área da saúde, são seres humanos como qualquer um de nós. A diferença é que eles estão lá nos seus postos de trabalho arriscando suas vidas pela nossa, e muitas vezes, como estamos assistindo, acabam se infectando por esse vírus maldito e traidor.
Particularmente, não sei como me infectei, se foi indo a mercados, visitando clientes, ou meus próprios familiares. Desde o início da pandemia, tentei de todas as formas me proteger, mas acabei em algum momento relaxando. Nesta sexta-feira, 14, termina minha quarentena de 7 dias, mas pretendo ficar até segunda-feira em casa.
Deixo aqui um muito obrigado aos profissionais de saúde, que me atenderam no PAC do Hospital Piedade, pela atenção e carinho com a minha saúde. Eu que cobro tanto investimento na área da saúde, em minhas matérias e questionamentos em redes sociais, não poderia de deixar de homenagear esses profissionais que mesmo muito mal remunerados, e com escassez de quase tudo nas unidades de saúde, dão o melhor de si para a nossa saúde. Obrigado, obrigado!
Redobremos nossa atenção para o uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social. A pandemia ainda não acabou! Vacine-se! Proteja-se!
Marcos Xavier
Jornalista do Povo