Jornal Atitude - Notícias & Entretenimento

Quarta-feira, 17 de Julho de 2024
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Saúde

Mieloma Múltiplo: fique atenta aos sintomas e faça exames cedo!

Detectando o mieloma múltiplo precocemente: conheça os sintomas e recomendações da especialista

Jornal Atitude
Por Jornal Atitude
Mieloma Múltiplo: fique atenta aos sintomas e faça exames cedo!
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Mieloma Múltiplo é um tipo de câncer de sangue que é considerado raro, mas é o segundo mais comum entre a população mundial. No Brasil, cerca de 7 mil novos casos são diagnosticados a cada ano. Infelizmente, muitas vezes a doença só é descoberta em estágio avançado, o que a torna altamente letal.

 

Os sintomas iniciais podem ser confundidos com sinais comuns de envelhecimento, como cansaço, fraqueza e dor óssea. Por isso, é muito importante prestar atenção a qualquer alteração na saúde e fazer exames regularmente, para que o diagnóstico seja feito o mais cedo possível.

Publicidade

Leia Também:

 

Não há formas comprovadas de prevenção do mieloma, mas é importante evitar a exposição a substâncias que aumentem o risco da doença. Uma dieta saudável e o controle do peso são fundamentais para afastar o risco de mieloma múltiplo.

 

O diagnóstico pode ser feito por meio de exames de sangue, radiografias, tomografias e/ou ressonâncias magnéticas. Dependendo do quadro clínico, pode ser necessária uma biópsia da medula óssea.

 

O tratamento deve ser iniciado assim que os sintomas aparecerem. A quimioterapia é o tratamento mais comum, mas há outras opções, como medicamentos inibidores e imunoterapia. Em caso de recidivas, podem ser utilizados medicamentos imunomoduladores.

 

O transplante autogênico de células-tronco periféricas pode ser indicado para pacientes com menos de 65 anos e os resistentes à quimioterapia.

 

Além do tratamento, é importante cuidar da saúde em geral, com atenção especial para os sintomas físicos que podem prejudicar a qualidade de vida e a saúde do paciente. Isso pode auxiliar a manter os ossos fortalecidos, reduzindo a dor óssea, a hipercalcemia e a incidência de fraturas.

 

Marcos Xavier

Jornalista do Povo

Comentários:
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )