As escolas municipais de Macatuba têm tido um desempenho de destaque na avaliação de aprendizagem Hábile, que mede as competências de português, matemática e ciências. Em média, os alunos tiveram 15 pontos a mais do que a pontuação geral nas três áreas em 2022. A competência leitora alcançou uma pontuação de 250,28, enquanto a competência matemática atingiu 257,99 e a competência científica, 256,01.
O secretário de Educação e Juventude de Macatuba, Adriano Queiróz, credita o sucesso ao trabalho da equipe de gestão e dos professores, mesmo com as adversidades impostas pela pandemia de COVID-19. Para diminuir a defasagem educacional, a equipe implementou programas como o Acelera Educação, que contratou professores, fonoaudiólogos e psicólogos. Além disso, foram colocadas em prática ações como a mesa educacional e a imersão, que foram eficazes não só no Hábile, mas também em outras avaliações.
Em setembro de 2022, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais divulgou que as escolas municipais de Macatuba alcançaram 6,8 pontos no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) para os Anos Iniciais (1º ao 5º ano), a maior pontuação em comparação a outros 11 municípios da região. Macatuba também ficou perto da meta estipulada em 2005, apenas 0,1 ponto abaixo da projeção, apesar dos impactos causados pela pandemia.
Em resumo, as escolas municipais de Macatuba têm se destacado nas avaliações de aprendizagem, graças ao trabalho e dedicação da equipe de gestão e dos professores. O sucesso nas competências de português, matemática e ciências, bem como a pontuação no Ideb, mostram o comprometimento da comunidade escolar com o processo de ensino-aprendizagem.
Marcos Xavier
Jornalista do Povo
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