Jornal Atitude - Notícias & Entretenimento

Quinta-feira, 18 de Julho de 2024
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Lençóis Paulista

Lençóis Paulista: Educação Sem Bônus e a Magia do Superavit

Prefeitura recusa rateio do Fundeb enquanto arrecadações batem recordes, deixando educadores à espera de promessas que se dissolvem como poeira no vento

Jornal Atitude
Por Jornal Atitude
Lençóis Paulista: Educação Sem Bônus e a Magia do Superavit
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Em um ato que pode ser considerado ousado até para os padrões políticos brasileiros, a Prefeitura de Lençóis Paulista decidiu se diferenciar das demais administrações da região e negar o tão esperado rateio de sobras do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) aos servidores da área da educação. Uma atitude que, sem dúvida, eleva o município a um patamar peculiar.

 

A Secretaria da Educação, por meio da assessoria de imprensa da prefeitura, tentou justificar a decisão, alegando a queda de arrecadação e repasses do governo federal. Contudo, a desculpa soa tão convincente quanto um unicórnio saltitante. Enquanto Lençóis Paulista se apega à narrativa de dificuldades financeiras, cidades vizinhas, como Bauru, demonstram que é possível encontrar soluções. A Secretaria de Economia e Finanças bauruense anunciou um generoso rateio de R$ 1.711.252,10 do Fundeb, fazendo os educadores da cidade esfregarem as mãos de contentamento.

Publicidade

Leia Também:

 

A ironia atinge o ápice quando se considera que Lençóis Paulista ostenta recordes anuais de arrecadação, com um superavit financeiro de mais de R$ 39 milhões, conforme revelado pelo portal da transparência. Os servidores municipais, que ano após ano veem a promessa de melhores condições salariais se dissipar como miragem no deserto, agora são informados de que não terão um "plus" em seus orçamentos. Com a esperança escorrendo pelos dedos e as promessas não cumpridas se acumulando, resta aos trabalhadores aguardar se, ao menos, o aumento prometido no vale alimentação se materializará. O município, por sua vez, parece estar mais preocupado em gastar desmedidamente em marketing do que em atender às demandas de quem realmente faz a diferença na educação local.

 

Marcos Xavier

Jornalista do Povo

Comentários:
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )