Em apenas oito dias, a população lençoense viu o número de casos ativos do novo coronavírus subir de 0 a 67 na cidade, conforme apontamento do boletim epidemiológico da prefeitura, que aliás, retirou na data de hoje, o campo onde há quatro meses, não apontava nenhum caso gripal na cidade.
Apesar do número crescente de casos ativos, não há nenhum lençoense internado em decorrência da Covid-19.
Segundo conversas ouvidas entre os profissionais da saúde que atendem a população na rede pública, isso seria o reflexo da nova variante Ômicrom, que apesar de aparentemente ser menos agressiva, porém, mais transmissível, contaminando inclusive quem já tomou a terceira dose da vacina ‘imunizante’.
Agora com a proximidade da festividade de ano novo, recomenda-se cuidado dobrado. Muitos lençoenses estão viajando para comemorar o fim de ano no litoral, e consequentemente, lugares com públicos de toda parte do país, aumentando o risco de contágio. E agora o medo não é apenas à Covid, mas, também, a gripe, cujo dados do governo de São Paulo, um a cada quatro pacientes internados na rede pública é em decorrência de síndrome gripal.
Portanto, use máscara, faça higienização das mãos sempre que possível e mantenha distanciamento social. A pandemia da Covid não acabou, e para piorar, agora está enfrentando um surto de casos gripais, com um novo vírus influenza em circulação, o H3N2.
Deus nos guarde e proteja. Sempre!
Marcos Xavier
Jornalista do Povo